terça-feira, 12 de maio de 2009

Jornalista presa no Irã tinha cópia de relatório secreto

O advogado de Roxana Saberi, 32, revelou nesta terça-feira, um dia depois de a Justiça do Irã mandar soltá-la, que a jornalista --que tem cidadania iraniana e americana-- foi condenada por espionagem porque possuía uma cópia de um relatório confidencial do governo iraniano a respeito da presença americana no Iraque.
Saberi afirma que copiou o documento por curiosidade, quando trabalhava como tradutora free-lancer para um grupo poderoso ligado aos clérigos iranianos. O documento acabou se tornando base para as acusações contra a jovem no seu julgamento feito a portas fechadas, contou o advogado Saleh Nikbakht. Outro argumento usado foi uma viagem que Saberi fez a Israel em 2006 --o Irã proíbe seus cidadãos de visitar Israel, seu inimigo na região.
Nesta segunda-feira (11), um tribunal de apelações do Irã acatou um recurso e diminuiu a pena de oito anos de prisão à qual Saberi havia sido condenada para uma pena condicional, de dois anos, que apenas a proíbe de cometer crimes e de trabalhar como jornalista no Irã pelos próximos cinco anos.
http://www.gazetadaserra.com.br/noticias.php?intIdUltimaNoticia=78315